Total de visualizações de página

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

NOVA ILUMINAÇÃO DE GRANDE METRÓPOLE NA AV. PRICIPAL DE TERSÓPOLIS !!




Na noite da  sexta-feira, 29.07.11, a Prefeitura Municipal de Teresópolis inaugurou oficialmente a nova iluminação das Avenidas Feliciano Sodré e Lucio Meira, no trecho que vai desde a Casa &Video até o final da Reta. A nova iluminação da Reta pretende aumentar a segurança na via expressa que é uma das principais portas de entrada do município.

 As obras de reformulação da iluminação pública fazem parte do investimento que a prefeitura fez com recursos próprios para tentar melhorar a iluminação da cidade.

No trecho, que vai desde a Rua José Correa da Silva Jr. até a Calçada da Fama, foram instalados 21 postes com cerca de 25m. de altura, equipados com quatro luminárias com lâmpadas a vapor metálico com potência de 400 watts cada, substituindo a antiga iluminação, a vapor de sódio com uma só lâmpada de 250 watts. A obra aumentou o nível de iluminamento na pista.
 Até as copas das árvores, mesmo as mais altas,do canteiro central, estão agora, com nível de iluminamento de grande metrópole.
Devido a grande altura dos postes (25 m.) a expectativa e de que as luminárias e lâmpadas não sejam quebradas com facilidade por vândalos, embora possam ser de difícil acesso para reposição/manutenção.

Outra novidade foram os pontos de luz instalados em cada jardineira ao longo do canteiro central (mais de 150 refletores, com lâmpadas verdes de vapor metálico) que se espera também, não sejam furtados  ou quebrados.

Existe a expectativa que a luz destes refletores verdes não confunda os motoristas que transitam pela reta e não interfira na sinalização. Os mesmos tem como objetivo valorizar as árvores plantadas e foram colocados no trecho que vai desde a Casa&Video até o final da Reta (Casa de Saúde).
De acordo com a prefeitura vão permitir maior destaque às plantas.
Efetivamente deve-se reconhecer que agora todas as plantas estão mais verdes do que nunca,mesmo as que já estão secas e mortas!!
As calçadas laterais,sob as marquises, já com deficiente nível de iluminamento para transito de pedestres devido ao descaso e omissão dos proprietários dos imóveis,estão agora ainda mais escurinhas e surrealistas devido a luz verde dos refletores.
Infelizmente a grande altura das luminárias instaladas nos postes do canteiro central também não incrementa em quase nada o nível de iluminamento das calçadas sob as marquises

Realizada por funcionários da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, a obra foi coordenada pelo secretario da pasta, que relatou ter cumprido uma determinação do prefeito.

Atos de vandalismo:

Logo após a inauguração da nova iluminação da Reta, atos de vandalismo foram praticados contra as melhorias propostas à população de Teresópolis. A placa de inauguração, localizada em frente ao Supermercado Regina, foi roubada e algumas lâmpadas recém colocadas foram quebradas por indivíduos que aparentemente não gostaram da novidade!!

Esta nova iluminação é bastante polémica.  Pessoalmente discordo com alguns aspectos técnicos e funcionais e com o estilo metropolitano da mesma, descarecterizado Teresópolis como cidade pequena e pacata do interior que a muito tempo tem encantado moradores, turistas e visitantes.
Adicionalmente embora reconheça que o nível de iluminamento de alguns locais na reta estava bem aquém do desejado, não me pareceu ser esta obra, no seu todo, prioritária para o município, neste momento.
Outra consideração importante a fazer é sobre o grande numero de locais e ruas ainda sem qualquer iluminação seja no centro urbano bem como no interior do município. Locais estes que trazem grande insegurança e desconforto para os moradores e visitantes.













Nenhum comentário:

Postar um comentário