Total de visualizações de página

quarta-feira, 15 de junho de 2011

MAPA DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE DE TERESÓPOLIS-PARTE II

Considerando o grande interesse que o assunto das APPs vem despertando no momento junto a população e inclusive no Legislativo e Executivo federal, gostaria de acrescentar alguns importantes detalhes e esclarecimentos a respeito deste mapa.
1- Posteriormente a aprovação do mesmo pela Câmara Municipal na gestão passada, foi criado no lado norte do município ,na atual gestão, o Parque Natural Municipal das Montanhas de Teresópolis (PNMMT)
conforme noticiado em artigo anterior neste Blog.
Este parque abrange as áreas AP-19, 20 e 21 deste mapa e outras áreas limítrofes, criando um corredor natural que completa o mosaico local.
Esta região foi uma das mais atingidas pela catástrofe das chuvas de Janeiro.
2-Basicamente as áreas do mapa consideradas como  APPs são topos e encostas de montanhas e morros, as vezes com declividade até inferior a 45% e em geral com mata nativa em estado primário ou secundário localizadas no interior do município e fora da área urbana atual.
3-Por estarem já cobertas por legislação federal, não estão representadas, em destaque, no mapa as áreas das bacias hidrográficas com varzeas e rio respectivo.
Entretanto, a luz da recente tragédia se tornou importante a inclusão destas bacias, mas isto acredito que poderá ser tratado na revisão do Plano Diretor, em andamento.
Áreas com morros geologicamente frágeis ou zonas de risco fora da área urbana atual poderão certamente ser incorporadas a este mapa a critério dos orgãos publicos envolvidos.
O link deste mapa, com possibilidade de ampliação,pode ser pedido pelo e-mail emarcuzzi@uol.com.br ou para a Secretaria de Planejamento e Projetos Especiais da PMT (link ao lado)





Nenhum comentário:

Postar um comentário