Total de visualizações de página

quarta-feira, 1 de junho de 2011

TERESÓPOLIS-PALESTRA EXPOSIÇÂO HUMANA A POLUIÇÃO ELETROMAGNÉTICA

Aconteceu hoje no Auditório do Teatro Municipal, com a presença de mais de cem pessoas,uma importante Palestra sobre o muito oportuno assunto da exposição humana a poluição eletromagnética. A Palestra, programada pela Secretaria de Meio Ambiente da PMT, foi brilhantemente ministrada pela Dra Anaiza H. Miranda Malhardes do Ministério Publico do Estado do RJ.
Ontem, coincidentemente, conforme informações da midia  a OMS (Organização Mundial da Saúde ) emitiu alarme sobre Celulares e Wi-fi que podem ser fonte e oferecer risco ao sistema nervoso. Esta Agência  informou ,adicionalmente, que serão necessárias mais pesquisas para se emitir conclusões definitivas. O diretor da Agência informou porem que é também prematuro dizer que não existe risco.
Pela apresentação da Dra Anaiza, entretanto, algumas experiências e fatos de seu conhecimento bem como  estudos já elaborados por organizações independentes mostram que pode existir risco sim, e que no momento é muito importante tomar medidas de PRECAUÇÃO.
Entre as sugestões sugeridas elencou as direccionadas para as Operadoras e Concessionarias, para  Órgãos Públicos e para Usuários em geral
No caso dos USUÁRIOS as principais  recomendação são as seguintes:
- Limitar uso de Celular ao estritamente necessário
 (Até 30 minutos por dia )
- Utilizar auricular
- Não inserir carga no celular em condição de stand-by (desliga-lo antes de iniciar a recargar )
- Não colocar celular muito próximo do local de repouso ou de dormir, mesmo para alarme.
- Não colocar celular em bolsos perto de órgãos genitais ( pode ocorrer diminuição de produção de expermatozoides  !!)
- Utilizar walk-talk com antena não direcionada para e próxima dos olhos.
- Não manter celulares ligados em salas de cirurgias e procedimentos médicos.
- Não incentivar uso de celulares por crianças e adolescentes com menos de 16 anos
No caso das OPERADORAS a principal sugestão foi a de não permitir manutenção de antenas e ERB`s (Estações Radio Bases) com o sistema ligado.
No caso dos Órgãos Públicos sugere:
- Limitação e regulamentação de uso de celulares em escolas,creches, asilos, hospitais, etc.
- Limitação e regulamentação de torres e antenas de sinal de celular em condomínios residenciais e nucleos urbanos
-Definição de índices máximos de absorção e exposição mais adequados e as vezes menores como ocorre em diversos países (Italia,Suiça,Russia,etc.) e cidades como Salzburgo e Toronto entre outras.
Na apresentação a promotora esclareceu os significados de Campo Magnético, Eletrico e Eletromagnético e os efeitos deste campos para o corpo humano e animal que podem ser não ionizantes como é o caso do sinal eletromagnético de celular e Ionizantes dependendo da intensidade e caracteristicas das ondas.
As principais Normas,Leis e Recomendações no Brasil, no momento são: Lei N° 11.934, de 15 de Maio de 2009, Resolução 303/2002 da ANATEL. NR-15 da ABNT, ECO-92 Principio 15.

De minha parte, posso afirmar que a Palestra foi muito interessante e oportuna e certamente esclarecedora para a maioria dos presentes.
Voltarei em breve ao assunto com algumas sugestões e propostas com base em meus conhecimentos, especialmente para o setor de Campos Eletricos.
Veja imagem abaixo de torres e antenas no centro urbano de Teresópolis.



Nenhum comentário:

Postar um comentário