Total de visualizações de página

quinta-feira, 7 de abril de 2011

TERESÓPOLIS PD-MACROZANAS URBANAS PRECISAM SER REVISTAS

De acordo com o Plano Diretor (Lei Complementar Municipal nº 079/2006), foi apresentado ao Conselho da Cidade, da Gestão passada, o Mapa de Localização das Áreas Urbanas de Teresópolis já aprovado pela Câmara Municipal. Conforme previsto no PD as Macrozonas Urbanas no Município são a MU1(Cidade de Teresópolis-Sede do Município), MU2 (Cruzeiros-Sede do 2º Distrito/Pessegueiros);MU3(Bonsucesso-Sede do 3º Distrito); MU4(Venda Nova/Vargem Grande); MU5(Vieira); MU6( Três Córregos); MU7 (Ponte Nova); MU8(Água Quente); MU9(Mottas).Não houve, na época, muito tempo útil para discussão  pelo colegiado.
Os principais comentários foram com relação a demasiada extensão dos Núcleos Urbanos do interior em detrimento da Área Rural. Alguns companheiros do Conselho sugeriram reduzir o tamanho destas áreas, visto que o meio rural precisa de espaço para sua produção, inclusive para evitar que para isto sejam utilizadas APPs (margens de rios e corregos e encostas de morros). Por outro lado, diversas áreas incorporadas ao mapa como sendo urbanas, efetivamente não tem estruturas e benfeitorias básicas paras justificar esta inclusão, e o município aparentemente não tem recursos disponiveis para urbanização e nem para fazer a manutenção.
Uma boa pergunta é sobre qual seria o ideal de área urbana em relação a rural, sabendo-se que a principal atividade no município é a agricultura ??
Os limites geográficos destas áreas estão consignados, na lei em vigor,atraves de coordenadas medidas por GPS.Estes, precisam  agora também  ser analizados com carinho.
A catástrofe das chuvas do dia 12.01.2011, certamente fará com que este Mapa seja ajustado na Revisão, em andamento, do Plano Diretor.O controle social, também neste caso, não pode ser dispensado. Os moradores do Município  podem acrescentar informações concretas e valiosas para que o Mapa incorpore detalhes consequentes desta catástrofe. O mesmo também precisa  ser ajustado a nova geografia do município.O autor deste Blog participou, com titular,do Conselho da Cidade na gestão passada representando a AMFASB. Qualquer sugestão a respeito deste assunto é bem vinda e será divulgada neste Blog e repassada para a Comissão que trabalha na revisão do PD.
Comente, participe, e dé sua opinião !!
Veja o Mapa em anexo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário