Total de visualizações de página

segunda-feira, 4 de abril de 2011

CHUVAS-IMAGENS DAS MARGENS DO RIO SANTA RITA(2º DISTRITO DE TERESÓPOLIS)

Após a tragédia das chuvas do dia 12 de Janeiro 2011, o Vale do Rio Santa Rita cuja nascente está no limite do municipio de Petrópolis com Teresópolis,já não é mais o mesmo.O trecho entre  Cruzeiro e o Vale de Cuiabá, outrora uma das regiões das mais procuradas e bonitas, com corregos e pequenas cascatas de águas cristalinas, mata atlântica preservada,muita paz e com estradas de terra razoavelmente conservadas e adequadas para o exercício de equitação para veranistas , tornou-se ora um cenário de destruição inimaginável. Poucas pessoas se encontram pelo caminho e mesmo assim parecendo andar sem rumo e com o olhar triste e pesado. Alguns moradores, mais assustados, já deixaram a região.
O enorme volume de água carregou tudo que encontrou pela frente. Pontes,estradas,lavouras,mata ciliar, residências,etc. foram rio abaixo. O rio aumentou muito seu leito e tomou até diversos caminhos alternativos. Barreiras de terra e lama aparecem para todo lado e fizeram também diversas vitimas, infelizmente.
A bem da verdade, a interferência humana e agressão ao meio ambiente nesta região não foi o fator principal de tamanha tragédia. O que houve sim, foi uma precipitação ou tromba d`água de volume nunca  imaginável no curto espaço de tempo de poucas horas e as vezes a fragilidade geológica regional. Estas trombas, d`água só eram conhecidas antes e aconteciam na área do Parque Nacional(PARNASO), ora porém alcançaram áreas bem mais afastada. Será efeito do Aquecimento Global ??
Infelizmente será necessário muito tempo para que o vale de Santa Rita se torne novamente encantador para os olhos dos moradores e visitantes. Até os pássaros, muito fartos nestas localidades, parece que sentiram os efeitos desta tragédia e são difíceis de serem vistos e ouvidos!!
Veja algumas imagens, batidas em 01 de Abril 2011, quase 90 dias após a tragédia !!:






Nenhum comentário:

Postar um comentário