Total de visualizações de página

sexta-feira, 29 de julho de 2011

O DIARIO DE TERESÓPOLIS ESTEVE HOJE NOS LOCAIS DAS PONTES DESTRUIDAS NO 2º DISTRITO

A pedido da AMAFASB foi agendada hoje pela manha uma reportagem do principal Jornal da cidade em frente a Ponte danificada da Fazenda Suiça Km 64 da BR-116. Esta reportagem será publicada na edição de amanhá 30/31.07.11
O repórter Marcelo Medeiros esteve no local com sua equipe e entrevistou o Presidente da AMAFASB Sidney Paredes e o Sr Edson Tito Guimaraes vice presidente do Clube da Serra, localizado na Fazenda Suiça.
O diretor de Politica urbana da FAMEAT Sr, Edi Marcuzzi  (Titular deste Blog) esteve presente.

Diversos moradores preocupados e ansiosos para que a reconstrução e reformas das pontes começe antes das próximas chuvas estiveram também no local.
Não houve polémicas por parte dos entrevistados e moradores que afinal desejam fazer parceria com o poder público e inclusive ajudar no que for a seu alcance na reconstrução. Entretanto quase todos questionaram onde foram parar os recursos que o Governo Federal transferiu para reconstrução das pontes destruídas na catástrofe de 12 de Janeiro e os motivos de tanta demora.
Outra aflição  foi com relação a falta de informações sobre o cronograma de reconstrução das mesmas pelo poder público. A maioria está descrente e acha que diversos anos vão se passar para que todas as pontes sejam reconstruídas e outros já consideram que boa parte nunca o será pelo poder público.
Afinal este pais não é o Japão !! Sem contar que as atenções e a prioridade atual é a Copa do Mundo de Futebol de 2014 !!

O pior é que nada pode ser planejado e levado adiante em termos de atividade económica por parte dos moradores da região sem informações claras sobre a disponibilidade de vias e estruturas de acesso.
Um morador do local, apreensivo com esta demora na reconstrução já tomou inclusive a iniciativa de realizar um projeto de reforma da Ponte da Fazenda Suiça orçado em no máximo R$ 200.00,00(duzentos milreais) e que agora tenta aprovar na Sec. de Planejamento de Teresópolis e no INEA(estadual) para em seguida  propor uma vaquinha por parte dos moradores para arrecadação de recursos e esperançoso de conseguir também ajuda  e parceria do poder público pelo menos no que se refere a mão de obra.

A ponte da Fazenda Suiça é a de melhor estrutura na região e foi construída a cerca de 50 anos, pelo loteador em parceria com a Prefeitura de Teresópolis. Esta ponte já serviu em diversas oportunidades para passagem de moradores e produtores de outras comunidades limítrofes a Fazenda Suiça em épocas de chuvas quando as estradas de terra ficam todas enlameadas e intransitaveis.
Na Fazenda Suiça existe uma Pousada , Retiro da Igreja Católica da Barra do Imbuí, Sede do Clube da Serra e cerca de 70 residências de moradores,produtores e veranistas. A adutora da CEDAE que supre cerca de 80% da água da cidade passa pelo local, ora isolado, e tem uma caixa de inspeção e servidão que se encontra ainda obstruída por varias barreiras de terra !!
Mesmo assim a reforma desta ponte, de custo tão irrelevante, não foi considerada prioritária pela Prefeitura de Teresópolis !!

Finalizando ficou patente durante a reportagem de hoje que a  principal aflição dos moradores,em geral, é a de que as próximas chuvas de verão terminem de destruir a parte da ponte(3/4) que em Janeiro resistiu a enxurrada !!
Neste caso  o valor para reconstrução da mesma poderá ser de 10(dez) vezes o valor necessário para a atual reforma e já fora do alcance das possibilidades dos moradores que poderão ficar isolados por muito tempo,infelizmente.
Outros locais com pontes destruídas no 2º Distrito foram visitados pela reportagem de O Diario.
Veja abaixo a ponte danificada da Fazenda Suiça:



Nenhum comentário:

Postar um comentário