Total de visualizações de página

quarta-feira, 6 de julho de 2011

TERESÓPOLIS FAZ HOJE( 06/07/2011) 120 ANOS

Teresópolis recebeu este nome em homenagem a imperatriz Thereza Cristina. Uma escultura da homenageada foi inclusive,erguida faz poucos anos, no Alto do Soberbo, entrada da cidade.
Teresa Cristina, filha do rei das duas Sicílias, desembarcou no Rio em 3 de Setembro de 1843, para casar-se, no mesmo dia, com o imperador Dom Pedro. Ao recebe-la o imperador ficou um pouco surpreso. Teresa era uma moça feia, manca, tímida e de aspecto triste. Entretanto o imperador descobriu logo que a falta de beleza da moça era compensada com candura e muita bondade de caráter e assim acabou vivendo junto com ela durante 46 anos até a morte da imperatriz, em Dezembro de 1889.
Não existe confirmação de que a imperatriz Teresa Cristina tenha, em algum momento, visitado as terras de Teresópolis. Entretanto por um grande paradosso estas terras são, sim,  de grande beleza !!
A natureza e paisagem exuberante da cidade e do interior, o clima ameno aliados a receptividade, laboriosidade e força de vontade de seus moradores e a beleza das moças nativas, cativam qualquer visitante.
Por estas caracteristicas, Teresópolis foi, na história do Brasil, a cidade que deu inicio a atividade de turismo de veraneio e hoje continua sendo muito procurada para tanto.
Só lamento, neste dia comemorativo de seus 120 anos, que os administradores e políticos que tem conduzido a cidade ao longo da história recente, em geral, não tem apresentado as mesmas dotes que fizeram da imperatriz Teresa Cristina a grande companheira do imperador Pedro II...

Nenhum comentário:

Postar um comentário