Total de visualizações de página

sábado, 23 de julho de 2011

TERESÓPOLIS- ASSOREAMENTO DOS RIOS PODE CAUSAR NOVA TREAGÉDIA




Marcello Medeiros
- Rios em localidades devastadas em janeiro continuam cheios de lama e pedras, preocupando moradores

No início da semana, a Secretaria Estadual de Obras divulgou levantamento sobre as intervenções necessárias para que a Região Serrana esteja preparada para enfrentar as chuvas de verão, apontando que será necessário captar mais R$ 688 milhões para a realização de obras de infra-estrutura, estabilização de encostas, recuperação da produção rural e a limpeza de rios, entre outras. Nesta sexta-feira, a reportagem do jornal O DIÁRIO e DIÁRIO TV percorreu algumas localidades devastadas pela tragédia e constatou que um dos problemas que mais preocupa os moradores é o assoreamento dos rios, visto que, com a passagem da água interrompida, qualquer chuva pode se tornar sinônimo de alagamentos e novos prejuízos.

No balanço divulgado na terça-feira, o Governo do Estado informou que vai pleitear recursos federais para as cidades de Teresópolis, Nova Friburgo, Petrópolis, Bom Jardim, São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro e Areal. Em relação ao trabalho de desassoreamento dos cursos d água, foram inseridos os rios Grande e Bengala, os córregos Dantas e Roncador e os ribeirões São José e Capitão, em Nova Friburgo; e os rios Santo Antônio, do Carvão e Cuiabá, em Petrópolis. Em Teresópolis, serão recuperados os rios Vieira, da Formiga e dos Frades, no Terceiro Distrito, Córrego Morro Agudo, Ribeirão Santa Rita e Córrego do Arrieiro, no Segundo Distrito, e Paquequer, Quebra-Frascos, Imbuí e Córrego dos Príncipes na zona urbana.
Nesta sexta-feira, percorremos as localidades do primeiro distrito mais afetadas pela tragédia de 12 de janeiro, Parque do Imbuí, Caleme, Cascata do Imbuí, Posse e Campo Grande. Nas duas primeiras, os rios que nascem em áreas montanhosas e atravessam áreas públicas e privadas ainda precisam de atenção do poder público. Nos bairros seguintes, a situação é ainda pior, devido a grande quantidade de areia e barro que desceram das encostas e foram arrastadas pela força da água, além de restos de imóveis derrubados pela enxurrada.
Fonte: O Diario de Teresópolis
Veja Fotos do Paquequer e Rio Santa Rita no 2º Distrito

Paquequer em Pessegueiros









Rio Sta Rita em Sta Rita

Nenhum comentário:

Postar um comentário