Total de visualizações de página

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

APRESENTADOS PROJETOS DE PCHs (PEQUENA HIDROÉLETRICAS) EM TERESÓPOLIS








Teresópolis, 3 de agosto de 2011 – Aconteceu nesta quarta-feira, 3 de Agosto, às 15h, mais uma edição do Projeto Quartas Ambientais, que visa a conscientização da população sobre a importância do desenvolvimento sustentável e da preservação do meio ambiente. A palestra deste mês, aconteceu no Teatro Municipal, localizado no 2º piso da Prefeitura (Av. Feliciano Sodré, 675 – Várzea), é  tratou do tema: “A implantação das PCHs (Pequenas Centrais Hidroelétricas) Poço Fundo e a sua importância para o desenvolvimento local”.
A apresentação foi feita pelos técnicos Carlos Pedro dos Santos e Carlos Bizerril, da empresa Poço Fundo Energia, responsável pela implantação das PCHs Poço Fundo, na divisa com o município de São José do Vale do Rio Preto, e da PCH Providência, no 2º Distrito de Teresópolis.
Estudos recentes indicam que, dependendo de algumas variáveis (econômicas, sociais, tecnológicas etc), o crescimento do consumo de energia elétrica no Brasil deverá situar-se em cerca de 5% ao ano, nos próximos dez anos.
Atualmente, as Pequenas e Médias Centrais Hidroelétricas são responsáveis por quase 3% da energia produzida em todo o território nacional. Desse modo, as Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) são importantes elos da cadeia energética brasileira, baseada essencialmente na produção hidráulica. Segundo a Resolução 394 da Agencia Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), são consideradas PCHs as usinas com capacidade de produção entre um e trinta megawatts e com uma área total do reservatório igual ou inferior a três quilómetros quadrados.

Em princípio, a instalação de uma PCH se dá, principalmente, em rios de pequeno e médio portes que possuam desníveis significativos durante seu percurso, gerando potência hidráulica suficiente para movimentar as turbinas. Consequentemente, a sua instalação resulta em menores impactos ambientais e se presta à geração descentralizada de energia.

Nesse contexto, estão em fase de implantação em Teresópolis dois projetos visando a instalação de três Pequenas Centrais Hidrelétricas. As duas primeiras na divisa com São José do Vale do Rio Preto (PCHs Poço Fundo) e a terceira na localidade de Providência (PCH Providência).
Fonte: PMT e Apresentação da Empresa Poço Fundo Energia
Nota do Blogger: Nos proximos dias mais informações sobre o assunto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário