Total de visualizações de página

terça-feira, 16 de agosto de 2011

MENOR VAZÃO DO ANO NOS RIOS DE TERESÓPOLIS, MAS POUCAS OBRAS !!

 Agosto é tradicionalmente o mês mais seco do ano em Teresópolis.
A vazão do Paquequer em Providência ( 2º Distrito), principal rio do município, neste período, tem sido nos últimos anos , na media, entre aprox. 6 e 8 m³/s, tendo sido registrado um mínimo de cerca de 2,5 m³/s em 1955, de acordo com estatísticas disponíveis.
Entretanto, este ano, devido ao enorme volume de chuvas de Janeiro a vazão do rio estava, ontem (15.08.2011), em aprox. 15 m³/s  isto certamente devido ao acréscimo da contribuição do escoamento superficial de  águas pela falta de mata ciliar da APP ao longo do rio e diversas encostas com declives mais ou menos acentuados que ficaram sem vegetação.
Adicionalmente a contribuição maior do lençol freático subterrâneo pelas chuvas absorvidas em Janeiro,é
outro fator importante a incrementar a vazão.
Mesmo assim, este período seria o ideal para limpeza dos rios, realização de contenção de encostas das APPs bem como reconstrução e/ou reformas das pontes destruídas ou danificadas em Janeiro ultimo.
Porém não é isto que estamos vendo ao longo do Paquequer no 2º Distrito. 
O poder publico efetivamente não está em sintonia com o ciclo das águas e necessidades prementes da região e sua população!!
O que falta? Dinheiro, as vezes !! Mas certamente também algum descaso e pouca vontade politica de fazer,sem contar que os recursos disponibilizados pelo Governo Federal para execução de parte destas obras, até agora não chegaram a seu destino final !!

Existem sim, algumas obras de contenção e regularização de encostas ao longo do  rio Paquequer no 2º Distrito, mas estas não são pelo poder publico, mas realizadas pela concessionária CRT ( Consorcio Rio-Teresópolis ) e visam basicamente a recuperação da Rodovia BR-116.
Veja abaixo imagem da régua linimétrica, indicando 1,75 m. de altura, numa calha do rio de aprox. 12,5 m de largura instalada em Providência(Km 63 da BR-116) onde deverá ser reconstruída uma das pontes levadas pelas águas.
Veja também imagens da enorme quantidade de pedras que permanece no leito do rio Paquequer.



Nenhum comentário:

Postar um comentário