Total de visualizações de página

terça-feira, 2 de agosto de 2011

INEA ANUNCIA RECUPERAÇÃO DE RIOS EM TERESÓPOLIS/RJ




INEA APRESENTA RELATÓRIO PRELIMINAR SOBRE ÁREAS DE EXCLUSÃO EM TERESÓPOLIS

01/ 08/ 2011
A presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marilene Ramos, apresentou nesta segunda-feira (01/08), em reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Teresópolis, relatório preliminar sobre as áreas de exclusão e com alto risco de inundação do município. Ao longo do Rio Imbuí e do Córrego Príncipe foram identificadas 300 edificações a serem removidas, após cadastramento dos moradores pelo Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP-Rio) da Secretaria Estadual da Casa Civil.

De acordo com Marilene, o trabalho será concluído com o levantamento das áreas de exclusão e de alto risco de inundação do Ribeirão Santa Rita e nos rios Formiga e Vieira, atualmente em fase de trabalho de campo. A estimativa é a de que nestas áreas existam cerca de 600 edificações, o que elevaria o total para 900 edificações apontadas pelo estudo realizado pelos técnicos do instituto no município. A presidente do Inea discorreu também sobre as ações emergenciais e de prevenção a futuras tragédias no município.

- O importante é que estas áreas não voltem a ser ocupadas após a retirada dos moradores. Entre as propostas feitas pelo Inea está a instalação de parques fluviais ao longo das margens dos rios – explicou.

Durante a reunião, realizada no Teatro Municipal de Teresópolis com a presença de cerca de 50 pessoas, Marilene informou também que o Sistema de Alerta de Cheias será implantado no município com seis estações pluviométricas e hidrológicas. Além disso, o Inea está participando da elaboração de um plano de contingência, em conjunto com a Prefeitura e órgãos estaduais.

Após a apresentação, a presidente do Inea, acompanhada de técnicos do instituto, vistoriou o trabalho de dragagem do Córrego Príncipe, no bairro da Posse, realizado através do programa Limpa Rio, que atua em todo o estado do Rio na desobstrução e limpeza de corpos hídricos. Foram verificados também locais onde poderão ser construídas barragens para evitar novas enchentes.

Entre os presentes na reunião do Conselho estavam a promotora Anaísa Malhardes, o secretário de Meio Ambiente de Teresópolis, Maurício Lopes, e o coordenador da Defesa Civil Municipal, Flavio Castro.

Mais notícias sobre o assunto:

O Diario de Teresópolis
Marcello Medeiros

O INEA destacou sete cursos d´água onde serão realizados trabalhos maiores, como a desobstrução de suas margens devido ao grande risco de inundações. São eles os rios Formiga, Morro Agudo e Vieira, no Terceiro Distrito, ribeirão Santa Rita e córrego Arrieiro, no Segundo, e Príncipe, Imbuí e Paquequer, na zona urbana do município. A principal medida anunciada é a demolição de residências que estejam nas margens e que possam ser atingidos caso aconteçam novos alagamentos.

 As ações que acontecerão a curto prazo são o projeto de controle de inundação e recuperação ambiental, que terá início agora, e a ampliação do sistema de alerta de cheias para a Região Serrana. A médio e longo prazo, será implantado um sistema de prevenção e gerenciamento de desastres, a aquisição de dois radares meteorológicos e a modelagem de um plano de contingência, para que moradores de áreas de risco possam ir para locais seguros quando foram alertados através do sistema que será implantado pelo INEA.

Fontes: INEA e O Diario de Teresópolis
Veja foto do local (BR-116 Km 65) onde se encontram os rios Paquequer e Sta Rita (2º Distrito):













Nenhum comentário:

Postar um comentário