Total de visualizações de página

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

CHUVAS-PODER PÙBLICO DE TERESÒPOLIS QUER EVITAR ÊXODO RURAL

Depois das chuvas catastroficas que atingiram boa parte do interior do Município de Tersópolis, as autoridades estão agora  muito preocupadas com o "Êxodo Rural ".
Em condições normais isto já vinha ocorrendo, mas com a nova situação criada pelas chuvas isto certamente está em fase crescente e se algo não for feito teremos com certeza uma queda acentuada na economia do Município e aumento dos problemas no Cento Urbano.
Afinal a maior parcela da produção e atividade económica que traz recursos para o Município está basicamente no Interior.No Centro da Cidade só existe o Comercio, Serviços Públicos e outros Serviços tais como: Saúde, Educação,etc.
A Estrutura de Hospedagem para Turistas,Residências de Veranistas, Agricultura, Produção Artesanal, Produção Industrial, etc. está basicamente no Interior.
As duas principais fontes de renda no Município são a Agricultura e o Turismo.
A Agricultura em Teresópolis tem a maior área de cultivo da Serra e abastece grande parte da Região Metropolitana do RJ.
Historicamente as Autoridades locais pouca ou nenhuma atenção tem dado para estas áreas do Interior, especialmente para o 2º Distrito.
Embora seja o Interior que mais traz recursos para o Município  o Poder Publico, em geral, aloca e investe quase todos os recursos na área urbana(1º Distrito).
Basicamente o interior tem carência de tudo o que se relaciona a Serviços Públicos ( Saúde, Educação, Transporte, etc.)
As estradas de acesso e vicinais estão abandonadas,em geral estreitas e sinuosas,sem pavimentação, drenagem pluvial, etc. A manutenção e conservação destas estradas é mesmo precária.
O serviço de Transporte Púbico ou não existe ou está com horários reduzidos.
Em épocas de chuvas os Ónibus deste Transporte Publico não costumam circular e quando circulam é muito comum os passageiros não chegarem ao destino, sendo deixados pelo caminho e, diga-se de passagem, sem devolução do valor pago!!
A este respeito registro que, após 15 dias da catástrofe das chuvas, ainda não foi reestabelecida a Linha: Rodoviária/Pessegueiros/Campo Limpo/Brejal/P. B. União, mesmo que haja caminho desimpedido alternativo via Tere-Fri/Venda Nova/Prates/Granja Mafra...
Os Serviços de Energia, Telecomunicações, Agua Potável, ou não existem ou estão extremamente precários. Continuamos também sem estes Serviços após 15 dias desta catástrofe
O suprimento de energia eletrica, em casos de falha,normalmente só é regularizado em prazos que vão de 12 a 24 horas!! quando no Centro da Cidade isto ocorre em minutos ou no max.em poucas horas.
Não existe praticamente Serviço de Manutenção Preventiva da Rede pela AMPLA, no Interior.

Nestas condições,temos certeza, que o interior será paulatinamente abandonado e o que é pior, o caos no centro urbano será muito maior.
Espera-se, entretanto, que as autoridades tomem medidas urgentes e que pelo menos os recursos que agora estão vindo, pela ajuda e solidariedade de todo o Brasil e Exterior sejam mesmo alocados nas áreas  atingidas, e nosso Interior efetivamente foi mais duramente castigado e destruído.
Veja abaixo algumas imagens.
Este Artigo foi revisado com algumas complementações em 16.05.2011
Lavouras em Prates

Brejal-2º Distrito

Nenhum comentário:

Postar um comentário