Total de visualizações de página

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

ANALISE NOVAS ALÍQUOTAS IPTU-2010 EM TERESÓPOLIS (Revisão-1)

Para fazer justiça ao Poder Publico Municipal, estou editando, importante revisão do assunto objeto deste artigo. Leia abaixo:

A Câmara Municipal de Teresópolis aprovou a Lei Complementar Nº 132 de 30 de Setembro 2009 que aumentou as Alíquotas do Imposto Territorial e Predial Urbano (IPTU). O Prefeito de Teresópolis Jorge Mário Sedlaceck sancionou esta Lei Complementar. A mesma foi publicada do Diário Oficial em 01 de Outubro de 2009.
O aumento das alíquotas, entretanto,não implicará em um aumento do valor do IPTU para a maioria dos imóveis, isto considerando que algumas taxas serão excluidas e o valor comercial dos mesmos será reavaliado. Os imóveis de classes de baixa renda e de interesse social efectivamente terão redução de imposto.
A maioria dos imóveis das áreas urbanas do interior e em particular os do 2º Distrito também terão redução, o que parece justo, vista a grande depreciação do valor dos mesmos pela Praça de Pedágio de Três Corregos que, no momento, está com cobrança suspensa. A informação da CRT junto a Praça de Pedágio sobre a simples suspensão da cobrança por Resolução da ANTT está ainda deixando a população incredula e desconfiada. A mairia dos moradores entende que algo que está suspenso pode a qualquer momento ser novamente ativado !!
A permanencia da Estrutura de cobrança também continua no local o que pareçe muito estranho !!
Com esta situação os eventuais investimentos para a retomada do desenvolvimento da Região continuam em compasso de espera e o mercado imobiliario não apresenta melhoras palpaveis.

Finalizando,após analise dos números temos o seguinte quadro para as novas alíquotas:
a) Menor Aumento na Zona Central (imóveis até 100 m² ) : 18,18%
b) Maior Aumento nas demais Zonas (imóveis até 60 m²) : 40%
c) Aumento médio de todas as Zonas(Residencial/Comercial):31,57%
d) Aumento médio Unidades Residências: 29,62%
e) Aumento médio Unidades não Residenciais: 33,53%

Participe enviando, sugestões, criticas e comentários.

Edi Marcuzzi- Conselheiro titular de Conselho da Cidade (AMAFASB)

Um comentário:

  1. Pra quem mora junto ao Lago Iacy e na Alameda Jacy, esse aumento é um absurdo. Lago Iacy está uma porcaria e a Alameda Jacy é só buraco (mais de 50) e muito lixo e mato. A cachoeirinha que passa pela Alameda está que é lixo puro. Portanto aumentar o imposto sem ter a resprossidade em serviços publicos é muito facil. Grande administração essa feita pelo atual Prefeito. Meus agradecimentos e até as proximas eleiçoes.

    ResponderExcluir