Total de visualizações de página

domingo, 2 de outubro de 2011

COMÉRCIO E SERVIÇOS NO CENTRO DE TERESÓPOLIS ESTÃO MAIS MOVIMENTADOS

Após sofrer forte desaceleração durante os primeiros 3 meses do ano em consequencia da catástrofe das chuvas de Janeiro o setor de comercio formal e serviços no centro urbano de Teresópolis vem dando sinais de melhora.
Nos últimos tempos é notado mais movimento em supermercados, casas de materiais de construção,postos de combustiveis,lojas de mobiliario, eletro-eletronicos,etc.
Os serviços de saúde particulares ,hospedagem, restaurante, etc. já são mais procurados.
Algumas medidas tomadas pelo poder publico, com liberação de FGTS, antecipação de aposentadorias, aluguel social, acrescimo no numero de benefícios de bolsas família,etc. tem participado para a injeção de mais recursos nestes setores.
O maior numero de visitantes para diversas finalidades, bem como a ajuda vinda de ONGs e particulares tem também influenciado positivamente o comercio local.
Infelizmente a melhora sentida no centro urbano que não foi afetado pelas chuvas de Janeiro não é notada no interior ( 2º e 3º Distritos). Pelo contrario, pode-se afirmar que o êxodo da população rural para o centro urbano tem sido grande e crescente, especialmente das famílias que perderam suas moradias.
A falta e precariedade da estrutura viária e serviços públicos básicos em geral e de outros incentivos, bem como a inesistencia de politicas publicas efetivas para fixar o homem nas áreas rurais são os principais motivos para o crescente êxodo.
São urgentes medidas públicas concretas, para reverter esta situação que afinal torna mais graves e complexos os problemas de uso e ocupação do solo no centro urbano do 1º Distrito e aumenta o desequilíbrio regional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário